O que fazer durante uma entrevista

Categorias: COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA, MERCADO DE TRABALHO, PLANEJAMENTO DE CARREIRA, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por mais qualificado que você seja, os bons atributos estampados no seu currículo podem não significar nada se a entrevista for um fracasso. Para ajudá-lo a conquistar o entrevistador no curto tempo de conversa, o ZAP listou algumas posturas que facilitam a tarefa. Confira o que você pode fazer para aumentar suas chances.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

1. Perguntar sobre a vaga
Fazer perguntas sobre o posto de trabalho não é errado. Ao contrário, isso demonstra seu interesse pela vaga, segundo Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br. “Questões como ”quais seriam as minhas responsabilidades aqui?” ou ”que tipos de projetos eu desenvolveria?” mostra que o candidato está pronto para atuar na empresa”.

2. Mostrar atitude positiva e pró-atividade
Nada de postura apática. O que toda empresa procura é um profissional com garra e animado para executar novos projetos. Mostre que você tem foco no resultado, evitando dizer que deseja ser contratado para aprender mais dentro da companhia.
 
3. Ser objetivo e claro nas respostas
Segundo o coach do Instituto EcoSocial, Rubens Gimael, uma vez que o candidato sabe o que o entrevistador quer, o ideal é dar uma resposta pontual. Histórias longas ou que fujam do foco da pergunta devem ser evitadas. Nesse momento também é aconselhável estar atento ao vocabulário. “Gírias, vícios de linguagem e gerundismos estão proibidos”, diz Roberta Raffaelli, gerente de recrutamento e seleção da Manpower Professional.

4. Demonstrar interesse específico
O entrevistador deve sentir que o candidato realmente quer trabalhar naquela empresa e não que ela é só mais uma de suas muitas opções. Para isso, Abrileri dá a seguinte dica: “Quando surgir a oportunidade, diga que você gostaria muito de fazer parte daquela companhia e, caso surja a pergunta ”por que você quer essa vaga?”, responda sem titubear “porque eu posso desempenhar muito bem essa função?”.

O QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER

1. Deixar o celular ligado
“Apesar de parecer óbvio, acontece com freqüência. Às vezes a pessoa atende só para dizer que não pode falar naquele momento”, conta Roberta. Para evitar problemas, o melhor é desligar o aparelho quando chegar ao local da entrevista e só ligar novamente quando a conversa já tiver acabado.

2. Exagerar no visual
Muita maquiagem, muito perfume ou muita bijuteria podem causar estranheza no entrevistador. Por isso, o conselho que Abrileri dá é ter equilíbrio. “A pessoa deve se vestir conforme o cargo que vai ocupar e como pretende ir trabalhar caso seja admitida.”

3. Criticar o emprego e o chefe anterior
Mesmo que seja verdade, o candidato nunca deve falar mal dos seus trabalhos anteriores. Não vai causar uma boa impressão no entrevistador, além de mostrar falta de ética do profissional.

4. Enfrentar o entrevistador
Discordar de quem está conduzindo a entrevista acontece, mas o que deve ser evitado a todo custo é uma postura petulante. “Caso tenha uma opinião diferente, você pode se expressar de forma educada, mas sem criar um conflito com o entrevistador. O erro não é se expressar, e sim a forma com que a pessoa se expressa”, diz Abrileri.

17 comentários sobre “O que fazer durante uma entrevista”
  • Amélia haldness disse:    ( 20.11.2009 às 11:53 )

    olá,
    a minha pergunta ja foi feita por outra pessoa, porém gostaria de saber a resposta, por isso, gostaria de saber o que devo falar quando me perguntam sobre os meus defeitos e as minhas qualidades. E também o que responder quando perguntam ” Por que você deve ser contratada”, sempre fico muito aprensiva e não sei o que dizer. Obrigada!


  • joão b.trentino neto disse:    ( 13.11.2009 às 12:10 )

    Realmente estas dicas são fundamentais ,porém a uns meses passei por uma entrevista em uma empresa de transportadoras aonde o cargo pretendido era de monitoramento de cargas, me interessei pela vaga e suas condiçoês entre elas horario que era noturno e eu por estar a um tempo desempregado aceitei ser entrevistado .Porèm no ato da chamada para a entrevista chamaram eu mais um rapaz eu tenho 28 anos e o rapaz tinha 18 entramos na sala fomos logo sendo perguntados de pretençôes salariais e horarios disponiveis le queria horario diario pois ainda estuda eu disse que se a vaga disponivel era noturna, sem problemas pois sou casado e já conclui meus estudos porem um tópico me foi citado eu possuo cabelos longos e no ato estavam amarrados discretamente e limpos e eu estava vestido corretamente p/uma entrevista, o entrevistador olhou para mim e disse é a moda é legal mas na nossa empresa não !entraremos em contato .ou seja não fiquei com a vaga por ter cabelos longos e num local onde eu nem seria visto públicamente pois nesse serviço voçe passa o tempo fechado num call center só se comunicando via ràdio e telefone com caminhoês e Empresa será que foi uma discriminação contra minha pessoa…..


  • Lilian disse:    ( 12.11.2009 às 21:10 )

    Queria saber o que devo falar quando me perguntam sobre os meus defeitos e as minhas qualidades. E também o que responder quando perguntam ” Por que você deve ser contratada”, sempre fico muito aprensiva e não sei o que dizer. Obrigada!


  • Nelson disse:    ( 06.11.2009 às 11:16 )

    Prezado senhor;

    Gostaria de saber quando o entrevistador pergunta.
    Quais são os seus defeitos,
    Quais são suas qualidades,

    Desde já agradeçpo por sua gentileza.


  • Reginaldo Rodrigues disse:    ( 31.10.2009 às 18:31 )

    Boa tarde,

    Gostei muito das dicas, mas sobre todas essas dúvidas sobre qualidades e defeitos o que devemos fazer é simplesmente falar o que o entrevistador quer ouvir, no caso de qualidade devemos ser sempre persistentes, audaciosos, equilibrados, inteligentes, etc… etc… mas no caso dos defeitos é claro que não podemos exagerar, tipo sou preguiçoso, desanimado, mau humorado, e aí vai… vc acha que alguem gostaria de ter um funcionário com esses defeitos.
    Procure não responder o defeito de cara, diga sempre, preciso de um pouco mais de equilibrio ou de vez em quando me acho sonhador demais ou guardo muito meus sentimentos e pensamentos… é isso aí pessoal, esse é o meu palpite, uma boa sorte a todos…


  • Joceluis Antonio Mariano disse:    ( 28.09.2009 às 22:04 )

    Gostaria de saber o que devo falar em uma entrevista quando me perguntam sobre os meus defeitos e as minhas qualidades. E também o que devo responder quando perguntam : Por que vocÊ deve ser contratado nessa empresa?
    Essas são algumas perguntas complicadas de responder , se puder me ajudar eu agradeço.


  • ZAP Empregos disse:    ( 28.09.2009 às 15:35 )

    Às vezes é estipulada uma faixa etária para determinado cargo, por isso eles perguntam a idade.
    Já no caso da comparação com animais geralmente a ideia por trás desses testes é buscar características positivas e negativas por meio dessa comparação. Ou seja, o animal que você citar será interpretado com um “símbolo” da sua personalidade. Por exemplo, o leão é símbolo de domínio da situação e natural ascendência sobre os outros, o que é ótimo para cargos de liderança, mas não tão bom para de funcionário.


  • Maria de Lourdes disse:    ( 28.09.2009 às 10:21 )

    Bom dia, gostei muito das dicas, mas gostaria de saber porque às vezes perguntam a idade, isso vai contar em alguma coisa? E quando pedem para os candidatos se compararem a um animal, qual o objetivo? Obrigada.


  • izabela disse:    ( 24.09.2009 às 17:51 )

    boa tarde!
    eu gostaria de saber o que devo falar quando o entrevistador pergunta sobre os meus defeitos e qualidade?

    desde já agradeço.


  • Ricardo de Souza disse:    ( 21.09.2009 às 14:08 )

    Boa tarde!
    No meu ponto de vista, quanto a pergunta de quais são os meus defeitos e as minhas qualidades procuro nunca mencionar ansiedade, pois pessoa ansiosa demonstra além de não confiar em suas competências e habilidades demonstram não ter foco no negócio e sim somente no retorno financeiro, neste caso uma resposta legal para este tipo de pergunta é falar que você é persistente ao extremo quando objetiva algo ao ponto de incomodar pessoas que não possuem a mesma garra em executar tal tarefas. As qualidades é muito fácil só devemos nos atentar que as qualidades devem estarem voltadas para o ambito profissional as pessoas devem ser demostradas quando ocorrer a pergunta de o que você gosta de fazer em suas horas vagas.


  • RosivaniaTeles Daltro disse:    ( 20.09.2009 às 18:45 )

    Excelente dicas,para mim chegou em boa hora,pois, estou desempregada a menos de um mês,depois de ter trabalhado quase nove anos em uma empresa.Agente acaba perdendo um pouco a prática de uma entrevista.
    Obrigada!


  • Cristiane Garcia da Silva disse:    ( 14.09.2009 às 7:54 )

    Bom dia!
    Mariza, gostaria de saber qual séria a resposta correta quando o entrevistador pergunta qual é o seu defeito, pois já perdi grande vaga de emprego por essa pergunta.
    agurdo resposta.
    grata


  • Cristiane Garcia da Silva disse:    ( 14.09.2009 às 7:49 )

    Bom Dia!
    Mariza, gostaria de saber qual séria a resposta correta quanto o
    entrevistador pergunta ” qual é o seu defeito” pois já perdi uma grande vaga de emprego por essa pergunta.
    aguardo resposta.
    grata!


  • Miguel Gualhanunes Filho disse:    ( 11.09.2009 às 17:33 )

    Gostei bastante das dicas sobre comportamento durante uma entrevista, não obstante já ter tido algumas oportunidades anteriores; realmente o primeiro momento é muito importante e faz a diferença.


  • bruna disse:    ( 05.09.2009 às 21:45 )

    Queeria saber o que devo falar qunado me perguntam sobre os meus defeitos e as minhas qualidades. E também o que responder quando perguntam ” Por que vocÊ deve ser contratada”, sempre fico muito aprensiva e não sei o que dizer.
    Obrigada.


  • Maria Lúcia Cardoso da Costa disse:    ( 27.07.2009 às 10:19 )

    É, de fato a ética ao falar é muito importante. Mas, qual o problema se vc já conheceu a entrevistadora anteriormente e disser: “Bem, não é uma empresa como “aquela”, mas eu quero a vaga sim.”_Há a possibilidade de eu não ser aprovada por esse detalhe.? Obrigada.


  • Mariza Brinchi Sarto disse:    ( 23.07.2009 às 16:33 )

    Quero saber quando o entrevistador pegunta?quais são seus defeitos,é muito difícil falar dos próprios defeito é fácil falar de qualidades Obrigada Mariza!!!!!!!!